15/9/2006
Lideranças buscam entendimento durante reunião na ABCZ

A Cadeia Produtiva da Carne brasileira deu mais um passo em busca do consenso no que diz respeito aos principais itens de discussão que são comuns a todos seus elos e que têm mantido em lados opostos produtores, indústrias e governo.
Assuntos como o combate da aftosa na América do Sul e as distorções tributárias relativas ao PIS/Cofins existentes entre os frigoríficos exportadores e aqueles focados no mercado interno estiveram em uma nova pauta de discussões hoje (13/09), na sede da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), em Uberaba. “Esta segunda reunião é a continuação de um esforço conjunto para unir e propor entendimento entre os vários elos da cadeia, para que juntos possamos enfrentar a crise que desprestigia o agronegócio, em especial a pecuária brasileira”, avaliou Orestes Prata Tibery Júnior, presidente da ABCZ.
Além da presença de vários diretores da ABCZ, a reunião contou com a participação do diretor executivo da Abiec, Antonio Jorge Camardelli, do presidente do Fórum Nacional da Permanente da Pecuária de Corte da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Antenor Nogueira, do Diretor Vice-Presidente do Frigorífico Independência, Miguel Graziano Russo Neto, do presidente do Giefa (Grupo Interamericano para Erradicação da Febre Aftosa) Sebastião Guedes e de representantes da Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos), entre eles o presidente José João Batista Stival e o Vice-presidente executivo da entidade, Péricles Pessoa Salazar. Nesta nova reunião, foi mais uma vez promovida uma ampla discussão sobre o futuro da pecuária de corte brasileira. “É uma oportunidade única para que problemas que geram desentendimento possam ser revistos com urgência”, sentenciou o presidente da ABCZ.
Um grande avanço alcançado durante o encontro foi a retomada das negociações entre a Abiec e Abrafrigo sobre a desoneração do PIS/Cofins. Para avaliar uma nova posição sobre o assunto, as entidades se prontificaram a debater o assunto em um encontro específico entre seus representantes. Uma nova reunião, sediada pela ABCZ, foi proposta para o dia 12 de outubro.

Fonte: Assessoria de Imprensa ABCZ

Voltar