6/9/2006
Embrapa realiza o 6º Leilão Elite de Touros

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO) e a Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) - unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – promovem o 6º Leilão Elite Embrapa, no dia 16 de setembro, na Fazenda Capivara, na Embrapa Arroz e Feijão.
A programação consta de palestra, às 10 horas, dos pesquisadores Cláudio Magnabosco, da Embrapa Cerrados, e José Trovo, da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), sobre como utilizar a avaliação genética na escolha de reprodutores. Ás 14 horas, será realizado o leilão de 53 touros das raças Brahman, Nelore e Tabapuã.
O leilão faz parte do Programa de Integração Lavoura e Pecuária, iniciado em 1983 com o Sistema Barreirão para a recuperação das pastagens. Desde então, a Embrapa Arroz e Feijão e a Embrapa Cerrados vêm coordenando e executando uma série de trabalhos de pesquisas visando ao aprimoramento desta tecnologia, que tem como objetivo principal à adoção de procedimentos técnicos que otimizem a recuperação e exploração de áreas degradadas, integrando a lavoura e a pecuária para a sustentabilidade de agroecossistemas de Cerrado.
O pesquisador Cláudio Magnabosco explica que no Programa de Integração Lavoura e Pecuária são implantadas metodologias que visam à melhoria qualitativa dos componentes agronômico e animal para eficiência da produção.
No componente animal, especial atenção tem sido dada ao monitoramento do componente genético animal na forma de testes de desempenho para identificação de genótipos superiores criados a pasto.
No que se refere ao componente animal no sistema é realizado anualmente o Teste de Desempenho de Touros Jovens-TDTJ da Embrapa Arroz e Feijão/Cerrados.
O 8º Teste de Desempenho de Touros Jovens teve início em 06 de junho de 2005 e contou com a participação de 45 produtores dos estados do Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, e Tocantins. Foram avaliados, pesados e mensurados durante o período de teste, 108 animais das raças Brahman, Nelore e Tabapuã. Na entrada do teste os animais apresentaram idade variando de 7 a 10 meses com peso médio de 236 kg. Seguindo o regulamento da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que oficializa este teste, o encerramento em 27 de março de 2006 contou com a presença de três técnicos da ABCZ que realizaram a pesagem final e a avaliação visual dos animais (EPMURAS).
Durante todo o período de teste, os animais permaneceram em pastagens de braquiária e receberam apenas suplementação mineral adequada para a categoria animal e estação do ano. Passaram pelo rígido controle sanitário, além dos exames de brucelose, tuberculose e andrológico.
O pesquisador da Embrapa Cerrados ressalta que o ambiente onde esses touros foram avaliados (a pasto) reflete as condições onde estes animais irão permanecer durante a sua vida reprodutiva.
Os animais participantes do 8º Teste de Desempenho de Touros Jovens da Embrapa Arroz e Feijão/Cerrados foram selecionados para o 6º Leilão Elite Embrapa, conforme os seguintes critérios para a classificação final:
1.Índice de classificação da ABCZ (Categoria ABCZ); 2. Mérito Genético Total. Índice desenvolvido pelo PMGRN – Nelore Brasil harmonicamente balanceado para habilidade maternal, crescimento e fertilidade; 3. Índice de Avaliação Morfológica via escores visuais (Categoria MERCO).
Mais informações poderão ser obtidas com a Equipe do Teste de Desempenho de Touros Jovens, com Vanessa Barbosa e Hélvio Abbadia, nos telefone (62) 3533-2205/ 3533-2203 ou pelos e-mails: vbarbosa@cnpaf.embrapa.br/ helvio@cnpaf.embrapa.br/ pilp@cnpaf.embrapa.br

Fonte: Embrapa Cerrados - Comunicação

Voltar