6/9/2006
ABCZ e ACNB retiram Tabela de Pesos Máximos

Em consenso, a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e a ACNB (Associação de Criadores de Nelore do Brasil) decidiram pela retirada da tabela de pesos máximos que vem operando já há algum tempo nos julgamentos de zebuínos.
A decisão vem acompanhada de uma série de outras medidas (confira abaixo) para garantir a continuidade do uso de critérios seletivos que privilegiem a funcionalidade, o valor adaptativo e a harmonia nos julgamentos.
A decisão é válida, até o momento, para a raça Nelore.
As raças Brahman, Gir, Gir Mocha, Guzerá, Indubrasil, Tabapuã e Sindi serão ainda consultadas quanto à conveniência da adoção das novas medidas.
Tabela de Pesos Máximos será retirada, tanto para machos quanto para fêmeas.

• Nas fichas de julgamento constarão apenas:

Para as fêmeas:
1) informações relativas a aspectos funcionais reprodutivos (idade ao primeiro parto, prenhe ou vazia, cria ao pé) para aquelas com idade igual ou superior a 20 meses de idade. Abaixo desta idade, nenhuma informação, conforme já define o regulamento, mas que não tem sido observado neste aspecto específico em muitos eventos.

2) Retiram-se as informações de peso e todas aquelas relativas a esta característica, tais como o ganho em peso diário, os desvios relativos à tabela de peso mínimo ou a categoria, assim como qualquer informação que indique ordenação do peso dos animais.

3) Retiram-se as informações morfométricas.

Para os machos:
1)Manter o peso, mas retirar o ganho em peso diário e os desvios relativos à tabela de peso mínimo ou a categoria.

2)Manter as informações obtidas por técnica de ultra-sonografia (AOL, EGS e P8).

3)Retiram-se as informações morfométricas, mantendo-se a medida de Perímetro Escrotal (PE).

Nos Catálogos de Julgamento:

1)Manter todas as informações relativas a características reprodutivas (após 20 meses), peso, morfometria (altura anterior e posterior, comprimento, perímetro torácico, perímetro escrotal, de acordo com o sexo).

2)Retirar as informações de desvios relativos à tabela de peso mínimo ou a categoria, assim como qualquer informação que indique ordenação do peso dos animais. 3)Retirar a informação do ganho em peso diário

• Não será permitida a comunicação entre os jurados, no caso de comissão tríplice.

• Para a ExpoZebu 2008, tornar obrigatório que na composição da progênie de mãe exista pelo menos um animal de sexo diferente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABCZ

Voltar