24/11/2005
Greve: Mapa delega inspeção a estados

Ontem o Mapa delegou aos estados a competência de inspeção, fiscalização, emissão de certificado de exportação e classificação de produtos agropecuários. Segundo o secretário executivo do ministério, Luís Carlos Guedes Pinto, isso não significa que a União renunciou à realização dessas atividades. É só uma medida em caráter emergencial para normalizar a situação criada pela greve dos fiscais federais.


O secretário disse ainda que o trabalho dos fiscais estaduais terá a supervisão das Superintendências Federais de Agricultura. Guedes estimou que serão necessários pelos menos mil técnicos para atender esta emergência.


Guedes não tem a contabilização dos prejuízos dos exportadores. "O comando de greve falou na semana passada de perdas de US$ 1 bilhão. Eu não tenho uma estimativa real, mas há uma perturbação do setor exportador". Ele lamentou a recusa do comando de greve à proposta de reajuste salarial de 15% apresentada pelo governo, que elevaria os vencimentos iniciais da categoria para cerca de R$ 5 mil.



Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Voltar