4/8/2006
Sadia: preços internos e pouca exportação afetam lucro

Balanço de vendas da Sadia apontou que o lucro da empresa no segundo trimestre caiu, assim como a receita operacional bruta. Menor demanda russa e a gripe aviária auxiliaram esse resultado. De janeiro a junho a receita operacional bruta caiu 10,6% sobre 2005. O lucro caiu 65,5%.

"Confirmamos a expectativa de que os números ruins se manteriam até o final do semestre, mas já há recuperação. Os mercados europeu e árabe voltaram a comprar em junho e os preços internacionais estão se recuperando", afirmou o diretor de relações com investidores, Luiz Murat, em reportagem de Adriana Mattos para a Folha de S.Paulo.

Para equilibrar a queda de preços, a Sadia vendeu volumes maiores no país. Resultado: pela primeira vez desde 2001, a participação das vendas no mercado doméstico (67,4% do total no semestre) deixou bem para trás a participação das vendas no exterior (mais de 40%). Pelos dados, o total de toneladas comercializadas internamente subiu 22,1% de abril a junho, mas a receita com essa venda subiu só um dígito: 5%.

Isso ocorre porque a estratégia de correr para o mercado interno para ganhar rentabilidade tem limitadores: quanto mais se produz, maior é a oferta de itens na prateleiras e maior é a queda no preço ao consumidor.



Fonte: BeefPoint

Voltar