3/8/2006
UE aprova plano de controle de resíduos do Brasil

Notícia do Estadão/Agronegócios informou que a UE aceitou o plano de controle de resíduos de carnes exportadas do Brasil, adiando uma eventual restrição à importações de alimento de origem animal. A proposta foi enviada em julho de 2005, na qual Brasil promete implementar a metodologia européia de controle de resíduos até final de 2007, o que exige 450 testes em laboratório por ano com cada substância.


A queixa dos europeus, aproveitada pelos produtores para impedir as importações brasileiras, é de que vários resíduos considerados como tóxicos no mercado europeu não são devidamente controlados no Brasil em produtos como carne suína, de frango e bovina, mel, leite, ovos e frutas.

Apesar de aceitar a proposta brasileira, os europeus prometem uma fiscalização do plano. Bruxelas fará uma visita ao país ainda neste ano para ver como está o cumprimento do plano de controle de resíduos. Já nesta sexta-feira, em Brasília, representantes europeus estarão reunidos com setor privado e governo para debater o assunto.



Fonte: BeefPoint

Voltar