31/7/2006
EUA: negociações com Coréia do Sul estão estagnadas

Os EUA e a Coréia do Sul estão essencialmente em uma "paralisação" em poucas questões não resolvidas que impedem um acordo de retomada do comércio de carne bovina entre os dois países, informaram oficiais do Governo dos EUA na última sexta-feira.

Os oficiais do USDA, Stanley Phillips e Susan Phillips, disseram que ambos os países não avançarão nas negociações enquanto não chegarem a um acordo em questões como nível de tolerância para fragmentos de ossos em produtos dos EUA.

Os EUA ainda esperam que a Coréia do Sul concorde com os níveis de tolerância que evitariam que o país impedisse as importações de carne bovina no futuro se fossem encontrados alguns fragmentos de ossos, algo que os oficiais dos EUA dizem ser inevitável.

Os EUA e a Coréia do Sul chegaram a um acordo preliminar no começo deste ano para permitir a exportação de carne bovina sem osso de animais de menos de 30 meses de idade, mas a descoberta de um novo caso de EEB paralisou este acordo. Depois, surgiram novas complicações, quando a Coréia do Sul enviou quatro equipes de auditores para avaliar os estabelecimentos de processamento de carne bovina dos EUA.

A Coréia do Sul levantou preocupações de que as plantas de carne bovina dos EUA não usam equipamentos dedicados para carne de exportação, e que os animais dos EUA e do Canadá não são separados. Os EUA já "esclareceram" essas preocupações, mas até agora, isso não foi suficiente. A reportagem é de Bill Tomson para o Dow Jones Newswires.



Fonte: BeefPoint

Voltar