24/7/2006
Coamo lança Programa de Aperfeiçoamento em Gerenciamento Rural

“Este programa vem aprimorar e incrementar os que já estão sendo feitos pelos cooperados, sendo importante à medida que tem como objetivo aperfeiçoar os processos de gestão dos cooperados, possibilitando desta maneira a melhoria do gerenciamento dos seus negócios no ambiente produtivo rural”, explica o presidente da Coamo.


Etapas - Várias etapas estão previstas dentro do cronograma de implantação do Programa Coamo de Aperfeiçoamento em Gerenciamento Rural. Entre elas, a promoção de uma reciclagem e aprimoramento para os técnicos e a realização de um treinamento exclusivo para os cooperados interessados em participar do programa, com a disponibilização de ferramentas de gestão para a efetivação deste importante trabalho de qualidade no meio rural. “A Coamo está ao lado dos seus cooperados em todos os momentos, desde a sua fundação há 35 anos. Esse encontro une e fortalece ainda mais a família Coamo. O programa vem ajudar os cooperados em um assunto de grande relevância, que é a administração rural. Ele vem se incorporar ao trabalho de assistência, educação e formação cooperativista que realizamos e que tem possibilitado o desenvolvimento integral da família Coamo, gerando tecnologia, incrementando produtividades e agregando maior valor, renda e qualidade de vida aos cooperados e familiares", assegura Gallassini.


Biotecnologia e Soja RR - Durante o Encontro de Lideranças da Coamo, o engenheiro agrônomo Ivo Marcos Carraro, diretor-executivo da Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola) palestrou sobre “Biotecnologia e Soja RR: situação atual, desafios e perspectivas”. Carraro mostrou aos líderes da Coamo a situação atual, os entraves e as perspectivas para a Biotecnologia. "Com boa vontade e desapego às ideologias, chegaremos ao patamar do que existe hoje, em termos de biotecnologia agrícola, em países desenvolvidos como os Estados Unidos e a Argentina". Segundo ele, a questão burocrática torna o processo de adoção da tecnologia dos transgênicos mais demorada e difícil, e enquanto isso, os agricultores de outros paises já estão na segunda ou terceira geração de produtos transgênicos, com custos cada vez menores. Carraro defende a revisão dos critérios de segurança, dentro de uma racionalização e sem manifestações ideológicas e partidárias.


"Despesas invisíveis" - O engenheiro agrônomo Luiz Aguiar Oliveira, especialista em Marketing, Consultoria em Qualidade no Agribusiness, proferiu a palestra "Vento contra é pra gente voar”, Gerenciamento Rural, antecedendo ao lançamento do Programa Coamo de Aperfeiçoamento em Gerenciamento Rural. Ele despertou a atenção dos cooperados com relação à necessidade de uma boa administração para o sucesso dos produtores. "É preciso saber o que se gasta e controlar os custos, não só aqueles fixos, mas também os variáveis que integram as "despesas invisíveis", que são aqueles investidos com a família, que muitas vezes sequer entram em algum tipo de orçamento e planejamento familiar". Aguiar levou os participantes a refletirem sobre vários aspectos, calculando, por exemplo, o que representam em sacas de soja as despesas dos produtores com suas família, incluindo, inclusive o pró-labore do produtor.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR

Voltar