14/7/2006
Worshop avalia o desenvolvimento da agricultura nos trópicos


Tropical – IWTAD, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Grupo Consultivo em Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR) e Banco Mundial.

O progresso da agricultura ocorrido em áreas nas quais o desenvolvimento era considerado improvável, como é o caso dos Cerrados no Brasil, pode ser explicado pela fórmula que alia o uso de tecnologias, o correto manejo dos recursos naturais, a atuação de instituições de pesquisa e fomento e políticas governamentais que favorecem o desenvolvimento rural, como as que permitiram melhores acessos aos mercados.

Essas e outras questões serão abordadas durante o workshop que contará com 38 apresentações, entre elas a do ex-ministro do Planejamento e atual diretor do Instituto Nacional de Estudos Superiores – INAE, João Paulo Reis Veloso, que proferirá palestra com o tema: “Desenvolvimento Científico, Político e Institucional: Atendendo as Necessidades da Agricultura Tropical.

Para contribuir com os debates, o evento conta com a participação do Ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, o presidente da Embrapa Silvio Crestana, o diretor do Banco Mundial, John Briscoe, o diretor do CGIAR, Francisco Reifschneider. Os internacionais Robert Evenson, professor de Economia e diretor do Programa de Economia Internacional e do Desenvolvimento da Universidade de Yale (EUA), Alan MacDiarmid, prêmio Nobel de Química em 2000 e professor de Química da Universidade da Pensilvânia também estão garantidos. (fonte: Assessoria de Comunicação Social da Embrapa)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar