13/7/2006
Guedes inaugura novo centro de controle metereológico do INMET

A inauguração acontece durante a Conferência Técnica Regional sobre os Benefícios Sociais e Econômicos dos Serviços de Tempo, Clima e Água. A conferência irá reunir de quarta (12/07) até sexta-feira (14/07) diretores dos serviços de meteorologia da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e de outros países da América do Sul, América Central, Caribe e América do Norte.

O novo Centro de Controle e Informação Meteorológica funcionará 24 horas por dia, ininterruptamente, e irá monitorar diretamente, de modo remoto, cada sensor de cada estação meteorológica no país. O diretor do INMET, Antônio Divino Moura, avalia que as atividades do centro são muito importantes para garantir a qualidade e a presteza da informação fornecida aos usuários. “Ele conta com um sub-sistema para planejar roteiros otimizados e cálculo de custos de viagens das equipes de manutenção, treinadas e instaladas em várias unidades do INMET no país”, explicou.

Durante a inauguração do centro, o secretário geral da OMM no Brasil e o diretor do INMET assinarão um memorando de entendimento que tem como objetivo regularizar o funcionamento do Escritório de Projetos da OMM no Brasil. O escritório funciona no campus do INMET, em Brasília e apóia o desenvolvimento de projetos técnico-científicos em meteorologia e áreas afins, tais como recursos hídricos e meio ambiente.

Conferência - Durante a conferência na sede do INMET haverá palestras sobre desastres naturais, agricultura, energia, água, transporte e saúde pública. Também serão apresentadas análises econômicas dos benefícios alcançados com a melhoria dos serviços meteorológicos e hidrológicos, bem como análises econômicas para os setores de água e de energia.

Os resultados deste encontro regional serão levados a uma conferência mundial, a realizar-se em Madri, em abril de 2007, sobre o mesmo tema. “Com parceria da OMM e do governo Espanhol, a conferência mundial conta com o apoio direto da Rainha Sofia da Espanha”, adiantou o diretor do INMET, Antônio Divino Moura. (fonte: MAPA - Imprensa)





Fonte: Olhar Direto

Voltar