11/7/2006
Evento em Londrina traça panorama da produção de feijão

No programa, discussão de avanços da pesquisa, entraves tecnológicos, sustentabilidade da produção e perspectivas do mercado, interno e externo, para o grão. “Também vamos avaliar resultados da pesquisa nos últimos dois anos, indicar novas variedades para os produtores e definir os ensaios para as safras 2006-2007 e 2007-2008”, explica a pesquisadora Vânia Moda Cirino, do Iapar, coordenadora do encontro.

O primeiro dia do evento foi reservado para discussões sobre o mercado. “Queremos discutir o consumo interno, tributação e, também, debater estratégias para o Brasil se tornar exportador de feijão”, diz Vânia Cirino. Segundo a pesquisadora, com cerca de quatro milhões de hectares e produção em torno de 3 milhões de toneladas, o Brasil é, atualmente, o maior produtor mundial do grão. “Mas ainda importamos 100 mil toneladas todos os anos”, afirma. As perspectivas de comércio do feijão industrializado é outro tema na pauta de debates.

Na parte técnica, além de avaliar resultados de pesquisas, os participantes vão debater dificuldades tecnológicas enfrentadas pelos produtores e estratégias bem sucedidas de difusão e transferência de tecnologia para a agricultura familiar.

As inscrições para a VIII Reunião Sul-Brasileira de Feijão ainda estão abertas e podem ser feitas no endereço www.iapar.br ou no próprio local do evento, sem custo. De acordo com a comissão organizadora, já foram inscritos mais de 60 trabalhos de pesquisa, que serão apresentados na forma de pôster. (fonte: IAPAR - Assessoria de Imprensa)



Fonte: Olhar Direto

Voltar