11/7/2006
Feira expõe tecnologias para a agricultura familiar no semi-árido

A Agrishow Semi-Árido será aberta pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Carlos Guedes Pinto, do governador de Pernambuco, Mendonça Filho, e dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Valença, e de Produção Rural e Reforma Agrária, Ricardo Rodrigues, além do diretor executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França. A feira é organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e a Embrapa, e tem o patrocínio do Governo de Pernambuco - através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Produção Rural e Reforma Agrária - Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Bradesco. O investimento na feira totaliza R$ 1,5 milhão.

Ao vivo - A Agrishow Semi-Árido irá fomentar a transferência e o conhecimento de tecnologias da Embrapa e das empresas estaduais de pesquisa do Nordeste para o segmento de agricultores familiares que desenvolvem a agricultura e a pecuária em condições ambientais adversas. A estrutura montada para o evento é composta pelo segmento chamado de estático, onde está organizada a programação técnico-científica de 31 "Bate Papos Tecnológicos" e 4 "Fóruns de Debates", além de estandes de empresas privadas, órgãos públicos e ONGs.

Em outro segmento, denominado dinâmico, cerca de 100 tecnologias desenvolvidas por pesquisadores de 10 Unidades da Embrapa, além de instituições estaduais e de empresas privadas vão estar demonstradas em campo. São variedades de feijão e milho melhoradas, sistemas de produção de caprinos e de pecuária bovina leiteira de base ecológica, técnicas de captação de água de chuva, dentre outras, que têm potencial para elevar a produtividade das propriedades familiares do semi-árido.

Os dois segmentos receberão a visita diária de 100 comitivas de agricultores de comunidades localizadas num raio de 300 quilômetros da cidade de Petrolina. Para Newton Silva Araújo, coordenador da Agrishow Semi-Árido, esta forma de organização do evento e da apresentação das tecnologias favorecem a adoção das inovações técnicas pelos sistemas produtivos localizados nas áreas onde a agropecuária tem forte dependência do regime de chuvas da região.

Segundo Pedro Carlos Gama da Silva, Chefe Geral da Embrapa Semi-Árido, esta versão da Agrishow, com foco na agricultura familiar, deverá ter uma importante repercussão social na região, além de oferecer visibilidade às empresas de pesquisa e contribuir para que o trabalho dos seus pesquisadores ajude a agropecuária praticada no sequeiro do Nordeste a elevar seus níveis de produção e de sustentabilidade. (fonte: Embrapa Semi-Árido - Comunicação)



Fonte: Olhar Direto

Voltar