30/6/2006
São Paulo tem nova central de recebeminto de embalagens e defensivos


“A abertura de uma central em Piedade é fundamental para atender os produtores rurais de toda a região”, afirma João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV. Com as outras 13 centrais de recebimento, o Estado de São Paulo foi o responsável pela devolução de cerca de 1.150 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas nos cinco primeiros meses de 2006.

O programa de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas é um trabalho conjunto da indústria fabricante de produtos fitossanitários – representada pelo inpEV -, canais de distribuição, cooperativas, agricultores e poder público. O sistema, em funcionamento há quatro anos, já destinou mais de 43 mil toneladas de embalagens, tornando-se referência mundial nesse tema.

As embalagens recebidas podem ter dois destinos finais: reciclagem ou incineração, sendo que 87% do volume são recicladas pelas oito empresas parceiras do instituto, localizadas em várias regiões brasileiras. Atualmente, existem mais de 15 produtos fabricados por meio do material destas embalagens, como conduíte, embalagem para óleo lubrificante, madeira plástica, barricas de papelão, economizadores de concreto, entre outros. Entre os meses de maio de 2005 e maio de 2006, já foram processadas 17.753 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas, devolvidas nas 350 unidades de recebimento localizadas em 23 estados do Brasil.

Mais informações sobre o inpEV e o sistema de destinação final de embalagens vazias estão disponíveis no site www.inpev.org.br. (fonte: LVBA Comunicação)






Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar