20/6/2006
Valecampi, em busca de negócios pecuários,

Matriz da Comunicação) - A terceira edição do Leilão Valecampi, do Núcleo de Neloristas das regiões do Vale do Paraíba e Campineira será promovido dia 23 de junho, a partir das 19 horas, no Sindicato Rural, durante a 4ª Feira de Pequenos e Grandes Animais e Implementos Agrícolas de Taubaté/SP – FeiCampo, que terá exposição regional de animais Nelore e Nelore Mocho Regional.



Conhecido por reunir agentes de toda a cadeia pecuária da região e promover condições para negócios, o remate oferecerá 48 lotes, de Nelore Padrão e Mocho, sendo 18 lotes Cara Limpa, 5 lotes LA e 25 lotes PO. De acordo com Beto Vilhena, responsável técnico do Núcleo que vistoriou os animais, “a funcionalidade e características dos exemplares que serão ofertados no leilão atende e valoriza todos os perfis de criadores, do comercial ao elite”, garante o técnico.



Beto complementa que os principais critérios levados em consideração para a escolha do animal foram: sua genética (pedigree), fertilidade e conformação.

“Visitei as fazendas e pedi aos vendedores que me apresentassem o melhor. A orientação dada foi a de que ofertem seu melhor animal. Portanto, o nível de qualidade será superior”, relata Vilhena.



Todos os vendedores são integrantes do Núcleo que está em atividade desde julho de 2003. Atualmente, o quadro de associados tem 30 integrantes, ante aos 24 na mesma época, em 2005. O crescimento de associados no período foi de 25%.



Para Heitor Cunha, “esse acréscimo e interesse pela união dos criadores é motivado, principalmente, pelo potencial de crescimento e expansão que a pecuária de corte apresenta no Vale do Paraíba”, comenta o presidente do Núcleo, em exercício desde o início das atividades.



O Vale do Paraíba


Localizado entre os maiores mercados consumidores brasileiros, São Paulo e Rio de Janeiro, e bem próximo ao Estado de Minas Gerais, o Vale possui uma das melhores estruturas de transporte, industrialização e portos exportadores. Segundo o IPEA 2003, possui 1.560.000 hectares localizados em área rural, sendo que apenas 650 mil são de pastagens, das quais mais da metade é composta por pastagens não cultivadas.



Considerando também que as terras do Vale do Paraíba apresentam preço de mercado bem menor que as demais terras agriculturáveis do Estado e, que temos á disposição tecnologia para o desenvolvimento da pecuária competitiva sobre essas terras, a região do Vale do Paraíba apresenta todo seu potencial de crescimento.



Portanto, entre os objetivos do Núcleo ValeCampi está o desenvolvimento do Nelore tanto elite como o comercial. E, sob esse pensamento, subsidiam reuniões, visitas técnicas, cursos, feiras, exposições e integração que propiciem a troca de experiências e respaldo técnico para os criadores associados para atrair mais criadores, ocupar as terras e expandir a pecuária na região.



Para o leilão será necessária a reserva de mesas nas leiloeiras : Foccus Leilões (12) 3632-3900 e Leilopec (11) 5533-3288.



Para obter mais informações ligue (12) 3621-4477.





Fonte: Matriz Comunicação

Voltar