16/6/2006
Sai amanhã resultado de testes com animais no PR

O Estado do Paraná quer receber logo o resultado dos exames para liberar os 9.644 animais localizados num raio de 10 km de distância da área de risco de contaminação por febre aftosa. O material para análise foi entregue ao Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), de Belém, no dia 2 de maio.

A expectativa do secretário paranaense é de que o laboratório não confirme o vírus da febre aftosa nos exames. Segundo ele, a sorologia dos animais em observação (desde o dia 3 de maio) está mostrando a ausência de sintomas da febre aftosa.

Os animais pertencem a fazendeiros dos municípios de Grandes Rios, Bela Vista do Paraíso, Maringá, São Sebastião da Moreira e Loanda. Mais de 600 propriedades da área de risco de contaminação da doença estão interditadas, desde que foram anunciados os focos de febre aftosa no Estado, em 6 de dezembro do ano passado.

Outra preocupação de Pohl são os 118 mil bovinos de 885 fazendas da região perifocal que não foram vacinados e nem podem ser até que os resultados dos exames sejam divulgados. "Esses animais estão suscetíveis à doença, caso de fato exista o vírus na região", alertou. (fonte: Gazeta Mercantil)






Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar