14/6/2006
Paraná cobra agilidade do Mapa na divulgação de exames

O secretário da Agricultura e do Abastecimento do PR, Newton Pohl Ribas, deve ir a Brasília amanhã cobrar do Mapa agilidade na liberação dos resultados dos exames de febre aftosa coletados no estado. As amostras foram enviadas no dia 28 de março. Ribas quer agilizar a liberação das áreas que o Mapa considerou suspeitas de aftosa.


De acordo com matéria da Agência Estadual de Notícias do Paraná, Ribas reivindicará também a divulgação dos exames de sorologia das amostras coletadas de 9,6 mil animais de 607 propriedades, num raio de dez quilômetros das fazendas que tiveram os animais sacrificados, consideradas áreas de risco. Esses exames foram enviados no dia 2 de maio e normalmente ficam prontos em dois ou três dias.


Ribas criticou a divulgação parcial dos exames das necropsias feitas com as vísceras de 21 animais das sete propriedades declaradas focos de aftosa (os resultados das 11 vísceras analisadas deram negativo). "Se uma só das 21 amostras enviadas der resultado positivo de nada adiantará os demais darem negativo", disse.


Segundo ele, o Mapa alegou que faltaram insumos para as análises por causa da greve do pessoal administrativo. "Essa justificativa deixou os pecuaristas paranaenses ainda mais indignados", disse, destacando que os produtores querem até fazer a doação de insumos para o ministério com o objetivo de acelerar os exames e liberar as áreas.



Fonte: BeefPoint

Voltar