31/10/2005
Combate a aftosa requer ação da América do Sul

O ressurgimento da febre aftosa no estado de Mato Grosso do Sul colocou em xeque a crença de que o controle da doença repousa exclusivamente nas campanhas estaduais de vacinação do gado.


Uma das conclusões da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados foi a de que ou os países sul-americanos buscam formular um programa comum de erradicação do vírus na região ou o ambiente de acusações continuará a dividir duas vítimas do problema.


A Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul) decidiu propor, em reunião na Confederação Nacional de Agricultura (CNA), a realização de um encontro das associações rurais da América do Sul em Campo Grande (MS).


Segundo Leôncio de Souza Brito, presidente da Famasul, o encontro serviria para elaborar uma proposta formal a ser levada à reunião de ministros da agricultura da região que ocorrerá em dezembro, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o primeiro passo para algo considerado central na luta contra a febre aftosa. As próximas semanas revelarão o rumo da sugestão que prevê guerra sul-americana contra a aftosa.



Fonte: O Estado de S.Paulo (por Agnaldo Brito), adaptado por Equipe BeefPoint

Voltar