6/6/2006
Dom Pedrito realiza Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos

Neste ano, temos como referência o enfoque em temas relacionados diretamente à pecuária de corte, buscando sempre informar e difundir a evolução tecnológica, pesquisas e resultados que tragam benefícios reais ao produtor”, explica o presidente do sindicato, Arthur Lopes Villamil de Castro.

Assim, na primeira palestra do dia, o engenheiro agrônomo Ciloter Borges Iribarrem, da Safras & Cifras (Pelotas/RS), falará sobre as empresas rurais, mostrando que estas não estão ligadas somente às condições de mercado, economia e clima, dependendo fundamentalmente de um processo saudável de troca de comando, pois a profissionalização das empresas é uma necessidade para enfrentar o processo de globalização e a competitividade existente.

Ainda na parte da manhã, o engenheiro agrônomo Luís Fernando Alvim Silva (Porto Alegre/RS), abordará os resultados físicos e econômicos em diferentes modelos de invernada, com ênfase nas diversas condições de ambiente, recursos e escalas que dão origem a estes modelos e na necessidade de registros e controles na administração das diferentes variáveis envolvidas no processo.

No início da tarde, o engenheiro agrônomo Gustavo Dutra Móglia, da Assessoria Agropecuária Marcon (Dom Pedrito/RS e Bagé/RS), esclarecerá e alertará os produtores sobre qual a carne que o mercado quer e qual é o caminho para a pecuária do Rio Grande do Sul ser referência em carne de qualidade.

Logo após, o engenheiro agrônomo Renato Borges de Medeiros, da Faculdade de Agronomia da UFRGS (Porto Alegre/RS), demonstrará as possibilidades de se desenvolver resistência à invasão dos campos nativos pelo Capim-Annoni-2, através do uso de práticas ecológicas de manejo da pastagem, bem como da viabilidade técnica e econômica do uso destes campos dominados por Capim-Annoni-2 através da suplementação protéica. Fechando o 14º Seminário Pastos, Pastagens e Suplementos, na área demonstrativa da Cotrijuí será feita uma avaliação do desempenho de espécies forrageiras em competição com Capim Anonni – 2.

As inscrições para o seminário devem ser realizadas antes da abertura do evento, com custo de R$ 10, para associados em dia e estudantes com comprovante, e R$ 15 para os demais interessados.


Clube do Fazendeiro

Fonte: Olhar Direto

Voltar