25/5/2006
Esalq leiloa gado de elite até 30% mais barato


O departamento de zootecnia da escola é o realizador do evento e no mesmo local acontecem os lances. A vistoria dos animais pode ser feita a partir das 8h e a venda pública de animais acontecerá das 10h às 14h de sábado.

Entre os 77 animais a serem leiloados estão 23 touros da raça Nelore Puro de Origem (P.O.), 19 matrizes Nelore P.O., 23 touros Canchim P.O., sete matrizes Canchim P.O. e cinco fêmeas Holandês Preto e Branco (H.P.B.) e H.P.B. x Jersey.

O professor do departamento de zootecnia, Flávio Augusto Portela Santos, explica que o valor inicial para os lances está bem abaixo do preço de mercado, próximo do valor de carne do animal. “O valor (dos animais) para o leilão depende do que vai sair esse ano. Em relação ao preço praticado no ano passado, esse preço mínimo fica menor na faixa de 25 a 30%, dependendo do preço do mercado”, informa Santos, que também relata que o governo estabelece preço mínimo para autorizar o leilão.

Os animais do leilão são criados nas fazendas de leite e de corte da Esalq, com finalidade de pesquisa. Anualmente, no último sábado do mês de maio, é realizado esse leilão com objetivo de oferecer aos criadores animais de valor genético superior.

Santos destaca, ainda, outras vantagens para os que querem adquirir os bovinos da Esalq. O número de parcelamento da compra é um dos destaques. “Na compra de um tourinho vivo na fazenda paga-se à vista. No leilão, o pagamento é parcelado, em 14 vezes. Além do que, no leilão, já está disponibilizada uma quantidade de animais com garantias de procedência”, complementa.

Ele informa, ainda, que os maiores compradores são fazendeiros da região, mas, que pela televisão, há a participação nos lances de pessoas do Mato Grosso, Goiás, Paraná. “Este é um evento que a escola realiza há 62 anos e que leva o nome e a tradição da Esalq”, conclui.

O leilão é transmitido pela televisão, através Agrocanal (Canal do Boi), disponível para os que têm parabólica ou cabo. Pela internet (rede mundial de computadores) também é possível visualizar a transmissão. Santos esclarece que os interessados podem fazer seus lances pelo telefone.

O cadastro na Esalq é feito no dia do leilão, momento que devem ser informados os documentos de praxe, como RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e inscrição de produtor, para os que tiverem. Pela televisão, o interessado tem que se cadastrar no Agrocanal (http://www.agrocanal.com/cadastro.htm). O professor do departamento de zootecnia informa que qualquer pessoa pode comprar os animais. Os telefones da Esalq para maiores informações são (19) 3429-4134 ou 3429-4176. (fonte: Jornal de Piracicaba)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar