23/5/2006
Turra aponta cinco ações para socorrer agronegócio

As manifestações dos produtores se realizam em todos os estados, e demonstram a fragilidade do setor que se tornou a âncora verde da economia, sem, no entanto, levar o governo federal a entender esse processo que infelizmente provoca um desmonte na agricultura", observou.

As entidades do setor prosseguem organizando protestos durante esta semana, enquanto esperam o anúncio do pacote agrícola prometido pelo presidente Lula, previsto para a próxima quinta-feira, 25. "É uma manifestação legítima de uma categoria que quer permanecer trabalhando, mas precisa contar com medidas que promovam receitas", resumiu Turra.

Números divulgados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mostram que a produção pecuária tem sofrido com as alíquotas dos Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Segundo a entidade, a cobrança dessas contribuições tem encarecido em 9,25% o custo das rações, refletindo diretamente nos valores da produção. No caso da pecuária de corte, por exemplo, a ração representa 23% dos custos totais. Na pecuária de leite, 40%. (fonte: Ass. de Imprensa Dep. Fed. Turra)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar