22/5/2006
Produtores fecham rodovia na divisa SC/PR em protesto pela crise


A Faesc decidiu retomar as manifestações de protesto em todo o território barriga-verde e não esperar pelo novo "pacote" agrícola que o governo deve anunciar entre os dias 23 e 25.

Piquetes serão montados a partir de segunda-feira, 22, em várias rodovias federais e estaduais de Santa Catarina em uma nova série de protestos, anunciou o vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri. Os piquetes serão mantidos até a divulgação do plano emergencial de apoio à agropecuária brasileira. As barreiras serão montadas nos municípios de Abelardo Luz, Campo Erê, Campos Novos, Mafra e Araranguá.

Em Abelardo Luz, o protesto - cujo ponto alto será o bloqueio do tráfego e possivelmente a queima de uma máquina agrícola - reunirá todas as entidades do agronegócio e produtores do oeste catarinense e do sudoeste paranaense.

"Vivemos consecutivas frustrações de safras devido à estiagem, perdemos receitas devido à queda de preços, os insumos estão muito caro e as exportações se tornaram um mau negócio. Por isso, o resultado é a insolvência da atividade agrícola caso o Governo Federal não ajude os agricultores a superar os prejuízos acumulados", destaca o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Abelardo Luz, Orides Dal Ben.

No Brasil, mais de 80% dos produtores estão endividados em face das sucessivas crises que se abateram sobre o setor primário da economia, agravadas pelo mau resultado projetado para 2006. (fonte: Faesc)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar