25/10/2005
Brasil questionará embargo na OMC

Indonésia e Suíça comunicaram na sexta-feira ao Mapa as restrições comerciais ao Brasil devido à ocorrência da febre aftosa.


Além de animais, produtos processados de animais e seus derivados (sem especificação de espécies), a Indonésia suspendeu também a compra de farelo de soja e matérias-primas, equipamentos, maquinaria e medicamentos. O embargo vale para todo o país.


Segundo o Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio, o Brasil poderá questionar a decisão da Indonésia de suspender as importações de produtos que não têm relação com a febre aftosa na Organização Mundial do Comércio (OMC), como farelo de soja e matérias-primas.


Ainda esta semana, o Mapa tentará uma negociação bilateral, solicitando à Indonésia, via Itamaraty, explicações técnicas para estes embargos. "Se a fundamentação técnica não for convincente, o Brasil poderá recorrer ao Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da OMC, que se reúne em janeiro de 2006", explicou o diretor do departamento, Odilson Ribeiro.



Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Voltar