19/5/2006
Avestruz em dose dupla em São Paulo

O lançamento dos eventos mais importantes da estrutiocultura mundial e nacional, o XIII World Ostrisch Congress (WOC 2006) e o Americavestruz 2006, foi realizado na noite de 16 de maio, no restaurante Cantaloup, em São Paulo/SP. Estiveram presentes representantes de toda a cadeia criadores, empresários, fornecedores e fabricantes de insumos, membros cooperativistas e de curtumes, jornalistas e autoridades do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e da Secretaria de Agricultura de S. Paulo.



Adair Ribeiro Júnior, presidente da Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil, ACAB, entidade promotora dos eventos, disse em seu pronunciamento que o fato que deve chamar atenção de todo o meio agropecuário mundial, é de que Brasil está no foco da atividade no mundo, pois ocupará nos próximos anos a posição de maior player mundial do avestruz. Ele informou que, atualmente, a cadeia é constituída por cerca de 3.000 criadores distribuídos por todo o país, o plantel é formado por mais de 400 mil aves, a infra-estrutura conta com três frigoríficos devidamente inspecionados, pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) no Estado de S. Paulo e, está em andamento mais 18 solicitações.



O ex-Superintendente do Ministério da Agricultura de S. Paulo, Francisco Jardim, parabenizou a ACAB e todos os envolvidos pela captação do Congresso Mundial, ocorrido em outubro de 2005, em Madri, na Espanha e afirmou que o MAPA está muito orgulhoso por este feito, principalmente num momento de dificuldade em diversas atividades econômicas do país.



Programados para o período de 26 a 28 de outubro, no WTC Hotel, em São Paulo/SP, os congressos, mundial e nacional, serão realizados conjuntamente e terão programação sub-divididas em temas técnicos-cientícos e de mercado. Entre os temas, serão discutidas as questões da Regulamentação do Setor no Brasil, Bioseguridade e Controle Sanitário, Mercados Internacional e Brasileiro, Tecnologia de Manejo e Programas de Nutrição, Melhoramento Genético, Tecnologia de Abate e Processamento – Indústria Frigorífica, Perspectivas internacionais para os Produtos de Avestruzes, Fontes de Financiamento etc.



Dirigido á pesquisadores, criadores, industriais, distribuidores de produtos do avestruz do Brasil e do exterior e fornecedores da extensa cadeia produtiva da estrutiocultura, a ACAB e a co-promotora, Associação dos Empreendedores Paulistas da Estrutiocultura, AEPE, aguardam a participação de 400 a 600 congressistas.



A realização do WOC 2006 e do Americavestruz conta com o apoio institucional da União Brasileira de Avicultura (UBA), APEX, SEBRAE, CICB, EMBRATUR, Programa da Qualidade do Couro, Fórum de Competitividade das Carnes, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo e Prefeitura de São Paulo, SP Convention Bureau e World Poultry Science Association (WPSA).








Fonte: Matriz Comunicação

Voltar