18/5/2006
Osmar Dias diz que governo desmontou agronegócio


O setor, que já foi a alavanca do desenvolvimento, que dinamizou a economia e ofereceu a oportunidade de empregar 40% dos trabalhadores do país e responsável por 40% da renda bruta do País. O agronegócio, simplesmente quebrou. Os agricultores protestam nas praças públicas, fechando estradas e ferrovias, com apoio das cooperativas e entidades de classe porque não há como explicar que o preço de venda seja inferior ao preço de produção”, analisou

Medidas concretas - Para Osmar Dias, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues deve exigir dos ministros da Fazenda e do Planejamento, medidas concretas para apoiar os agricultores. “O presidente do PT e o presidente Lula vão à televisão dizer que a cesta básica está custando menos, mas não justificam que isso acontece graças ao sacrifício de milhões de produtores rurais, micro, pequenos e grandes.

Hoje o arroz, o trigo e outros produtos baixaram de preço mas daqui a pouco estarão custando muito mais porque com a desestruturação que está ocorrendo no setor produtivo em pouco tempo estaremos importando arroz , trigo e outros alimentos”, ponderou. “Com o câmbio defasado não há uma cultura, seja commodities ou seja cultura de consumo interno que se viabilize.

A indústria está perdendo produtividade e competitividade e continuamos assistindo a propaganda da comida baratas, às custas do dinheiro do agricultor brasileiro. Ou os agricultores recebem medidas concretas de apoio ao setor ou teremos um caos social”, disse. (fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR )


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar