11/5/2006 Produtores querem provocar maior desabastecimento no país para mostrar importância do agronegócio
Produtores de Mato Grosso, idealizadores do movimento Grito de Ipiranga, que consiste em um bloqueio das principais artérias de escoamento da safra, querem provocar a maior crise de desabastecimento, desde o Plano Cruzado, quando faltou alimentos nas gôndolas e prateleiras dos supermercados do país, a fim de mostrar a importância do setor do agronegócio no país.
A mega articulação pode ganhar força se os sindicatos dos frigoríficos confirmar a adesão ao movimento e cortar o fornecimento no eixo Sul-Centro Oeste-Sudeste, duas regiões grandes produtores e a maior consumidoras de alimentos do país. A meta é chegar no dia 16 de maio, data da reunião entre 12 governadores e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com tudo "bloqueado" nas fronteiras dos Estados.
Amanhã, os produtores rurais voltam a se reunir com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, numa prévia do que pode ocorrer no dia 16. Politicamente, o encontro de Lula e os governadores tem muito mais força e simbologia porque, num ano eleitoral, os produtores "apostam que vai aumentar a sensibilidade política" do Palácio do Planalto em atender uma pauta mínima de reinvindicações, que pode minimizar a aguda crise de imediato e a curto prazo.
Fonte: Olhar Direto
Voltar
|