3/5/2006
MT: 125 propriedades passarão por sorologia em junho

Em junho, o rebanho de 125 propriedades de 34 cidades do Mato Grosso passarão por teste de sorologia para comprovar a ausência de atividade viral para febre aftosa. "Estamos tranqüilos com relação aos testes e sabemos que ele só irá referendar a nossa condição", afirmou o superintendente Federal de Agricultura em Mato Grosso, Paulo Bilego. Isso é uma condição imposta pela OIE com objetivo de restabelecer o status sanitário de área livre da doença com vacinação.


Os testes já estão sendo realizados em Goiás, Distrito Federal, Tocantins e parte de Minas Gerais. O atraso na coleta de sangue em Mato Grosso é fruto da diferença no calendário vacinal mato-grossense em relação ao restante do país.


"Todas as 125 propriedades escolhidas obedecendo alguns critérios terão de separar o rebanho entre seis e 12 meses e deixá-lo à disposição dos testes", avisou Coutinho. De cada propriedade, o máximo de 60 e o mínimo de 30 cabeças serão escolhidas. Após a coleta do sangue, eles receberão a vacina de forma assistida. A reportagem é de Marianna Peres para o Diário de Cuiabá.




Fonte: BeefPoint

Voltar