3/5/2006
EUA: USDA pode reduzir testes para EEB

O Secretário de Agricultura americano, Mike Johanns, anunciou na sexta-feira passada as estimativas sobre a presença da EEB nos EUA. "Podemos afirmar, baseado na ciência, que a presença da EEB nos EUA é extraordinariamente baixa", afirmou em nota publicada pelo USDA.


Estatísticas do USDA afirmam que o número de casos de animais infectados nos EUA está entre 4 e 7, levando o organismo a concluir que, baseado em um rebanho de 42 milhões de animais adultos, a presença da doença entre estes animais é de 1 em um milhão, de acordo com informações do USDA.


Segundo reportagem do site MeatingPlace.com, o programa de monitoramento da EEB dos EUA já avaliou 700.000 animais de risco elevado para a doença, no qual identificou 3 infectados (sendo um deles, em 2003, importado).


Com base nestas informações, o USDA pretende continuar com o programa de monitoramento, porém de acordo com recomendações da OIE, menos rigorosas. "Eu espero que iremos mudar para um nível de testes alinhado com as diretrizes internacionais para um país como o nosso, que é de risco mínimo para a doença", afirmou Johanns. O USDA irá decidir sobre o novo regime de testes no fim de maio.



Fonte: BeefPoint

Voltar