19/4/2006
Pacote começa a sair do papel


Com o pregão, o governo diz que finaliza o apoio à produção de trigo da safra 2005, totalizando 1,9 milhão de toneladas - 40% da safra. O presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, admite que a medida ajuda o triticultor, mas adverte que ainda existem 230 mil t do produto estocadas nos armazéns do Estado. A preocupação é muito grande, pois temos que começar a liberar os armazéns que vão absorver a colheita de soja e milho, pondera.

A medida atinge também os estados de Goiás e Paraná, onde são leiloadas, hoje, 100 mil t de milho (PEP). Amanhã, haverá oferta de 370 contratos de arroz por meio de Prop para o Mato Grosso e, dia 24, a Conab disponibiliza mais 350 mil toneladas de milho do PR e MS.

Enquanto isso, parlamentares cobraram, ontem, do governo federal, em Brasília, a implementação da prorrogação dos financiamentos de custeio e investimento para 12 meses após fim do contrato. O setor produtivo aguardava para semana passada a reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN) para aprovação das medidas. Entrentanto, a votação não ocorreu. A reunião ordinária do CMN seria no dia 27, o que está deixando impacientes os produtores.

Somente após a aprovação do CMN, o Banco Central pode enviar instruções para que os bancos prorroguem os vencimentos e liberem novos recursos para a comercialização de grãos. O deputado Orlando Desconsi (PT-RS) admite que a demora agrava a situação. A superintendência estadual do Banco do Brasil (BB) optou por aguardar. Segundo assessores, por enquanto, os inadimplentes não estão sendo acionados, nem incluídos no Serasa. (fonte: Correio do Povo)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar