18/4/2006
Dia de campo da Fazenda Paredão deverá reunir mais de 500 pecuaristas

Além disso, um fórum de discussões sobre a cadeia produtiva da carne bovina falará sobre a otimização da inseminação artificial em tempo fixo, tamanho do touro Nelore funcional, seleção de Nelore assistida por marcadores moleculares e cenários da pecuária brasileira em 2006.

“Iniciado em 1999, o dia de campo da Paredão é um difusor de conhecimentos tecnologias e de extensionismo rural. Visando à integração entre os participantes e com o intuito de gerar debates produtivos, o evento terá parte prática dividida em quatro estações a campo e um fórum de discussão com três palestras simultâneas e mesa-redonda discutindo as perspectivas da pecuária para o ano”, explica Nelson Pineda.

Um dos destaques no Dia de Campo será a discussão sobre a arborização nas pastagens, tema que, segundo Nelson Pineda precisa ser largamente abordado devido a urgente necessidade do Brasil de estabelecer sistemas de produção em bases sustentáveis que coloquem a pecuária brasileira no cenário mundial como socialmente benéfica, economicamente viável e ambientalmente adequada.

“Nesse sentido a arborização de pastagens, ao associar o componente arbóreo às atividades de produção animal adquirem uma importância sem precedentes. Sua importância passa a ser, ainda maior, quando implementados em regiões onde os diversos estágios de degradação das pastagens associam-se a uma intensa fragmentação e insulamento de remanescentes florestais naturais servindo como corredor biológico, auxiliando no ligamento destes remanescentes”, acrescenta Pineda. O tema será abordado pelo pesquisador da Embrapa Florestas, Porfírio da Silva.

A Integração Agricultura Pecuária é outro assunto do dia de campo. Nelson explica que a utilização da agricultura para alavancar a pecuária tem se mostrado não somente eficiente de ponto de vista tecnológico com também imprescindível do ponto de vista econômico, sobretudo para enfrentar a crise atual. Nesse ano, a Paredão mostrará o sistema de consorciamento capim cereal, em plantio direto para produção de silagem e utilização das pastagens como reserva estratégia durante a seca. O sistema Santa Fé desenvolvido pela Embrapa será apresentado pelo próprio Nelson Pineda falando de produtor para produtor.

Genética – A seleção de gado Nelore assistida por marcadores moleculares será abordada pela Indicus, divisão animal da Genoa Biotecnologia, empresa que disponibiliza marcadores moleculares de produtividade destinados a avaliar e comprovar o potencial genético do animal em relação à capacidade de ganho de peso e habilidade materna – a Fazenda Paredão é pioneira na utilização dessa tecnologia.

Nutrição –Parceira da Fazenda Paredão de longa data, a Tortuga estará presente no dia de campo com a apresentação de palestra sobre suplementação mineral em diferentes tipos de pastejo, que será ministrada pelo veterinário Dr. João Osmar, coordenador do campo experimental da Tortuga em Rondonópolis (MT). Além disso, como sempre faz nos grandes eventos agropecuários, o Canal Tortuga (www.canaltortuga.com.br), portal de informações sobre agronegócio, transmitirá o Dia de Campo em tempo real.

A Matsuda Sementes mostrará área plantada com a forrageira Atlas consorciada com a leguminosa Java. Atlas é um cultivar híbrido de Panicum maximum, derivado do cruzamento de Tobiatã e K-68, que apresenta rápida rebrota após o corte ou pastejo e produz cerca de 22 t/ha/ano de matéria seca e de 12 a 14% de proteína bruta. A leguminosa Java é um híbrido de Macrotyloma axillare, derivado do cruzamento e Archer (australiana) e Guatá (Instituto de Zootecnia), tendo como característica principal a associação com qualquer bactéria do solo para fixar nitrogênio, e produção de 5 a 9 t/ha/ano de matéria seca.

Sanidade – A Schering-Plough fará apresentações sobre a correta aplicação de vacinas e ministrará palestra técnica sobre os recentes estudos da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em Gado de Corte. Além de apresentar sua linha de produtos de saúde animal para a pecuária de corte.

Clube do Fazendeiro


Fonte: Olhar Direto

Voltar