18/4/2006
Experimento da Embrapa no espaço teve bons resultados


O próximo passo, como explica a pesquisadora e coordenadora do experimento, Antonieta Salomão, é desenvolver análises mais sofisticadas para conhecer os fatores que levaram à melhor germinação no espaço. “Serão realizados testes para verificar as diferenças na expressão de genes e identificar aqueles responsáveis por esses processos biológicos”, afirma a pesquisadora.

O objetivo, segundo ela, é chegar a formas mais eficientes de conservação e uso das espécies tropicais. “Essa foi a primeira vez que uma espécie tropical foi testada no espaço e, portanto, vamos poder ter respostas concretas sobre a sua germinação em condições de microgravidade”, ressalta. A gravidade exerce efeitos significativos sobre diversos processos biológicos vitais para as plantas e o experimento foi uma ótima oportunidade para explorar esses efeitos sobre os processos fisiológicos, bioquímicos e biofísicos, responsáveis pela germinação e fases iniciais do desenvolvimento de uma árvore tropical.

Independente dos resultados, a experiência foi muito positiva, na visão de Antonieta, pois com esse experimento, a Embrapa inaugurou um modo novo de fazer ciência e de responder a questões que não podem ser respondidas na terra. Esse foi o primeiro passo para a Empresa aprender a trabalhar nesse novo ambiente e abriu perspectivas para que, no futuro, outros experimentos sejam testados no espaço, como a produção de novas moléculas em células animais e vegetais e análises de expressão de genes para transformação genética de plantas, entre outras. (fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar