12/4/2006
Prefeito de Araraquara e Mercadante se reúme com setor citrícola


No encontro de hoje estiveram reunidos, além do prefeito Edinho Silva, e do senador Aloísio Mercadante, o presidente da Associação Brasileiras dos Exportadores de Citros (Abecitrus), Ademerval Garcia, o presidente da Associação Brasileira dos Citricultores (Associtrus), Flávio Viegas, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), Fábio de Salles Meirelles.

Para o prefeito Edinho Silva, a realização da reunião na liderança do Governo Lula no Senado é um indício que, apesar de não ter intenção de intervir no agronegócio, o presidente está preocupado, principalmente com a citricultura. “O senador Mercadante entende que o setor agrícola enfrente problemas na relação entre os produtores rurais e a indústria e está buscando uma saída consensual, por isso a reunião de hoje”, disse.

Já Mercadante entende que o Senado é o local propício para reunir todos os segmentos da cadeia produtiva da citricultura na busca de um padrão de comercialização. “É um dos principais problemas do setor”, lembrou. “E estamos exatamente abrindo oportunidade para buscar essa solução. E a citricultura, no agronegócio, é estratégica, pois tem grande capacidade de gerar empregos e hoje agride menos o meio ambiente”.

Segundo Mercadante, nos últimos dez anos o consumo de suco de laranja no mundo cresceu 30% e os preços internacionais do produto estão em alta, o que favorece a negociação para uma melhor remuneração dos produtores de laranja, para que possam investir mais em seus negócios, principalmente no setor fitossanitário. (fonte: Assessoria de Imprensa Pref. Araraquara)






Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar