26/6/2013
Paternidade de 30 touros Nelore é investigada

A pecuária de produção brasileira recebeu, nesta semana, a notícia de que a paternidade de touros importantes para genética está sendo investigada. Através de testes de genotipagem, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) constataram que o nelore Backup, recordista em comercialização de sêmen no Brasil (600 mil doses e mais de 15 mil filhos) pode não ser filho de Fajardo da GB, como consta no registro oficial do animal. O material genético de outros 29 touros, que não tiveram os nomes divulgados, estão sendo analisados.
Antes de Backup completar 1 ano e meio, ele já tinha sêmen à venda. Agora, com quase 13 anos, é recordista da raça nelore e de todas as raças zebuínas no Brasil e no mundo em produção. Considerando que o touro possui cerca de mais três anos de vida produtiva, a marca deve ser aumentada em, pelo menos, 150 mil doses.
Dos 30 touros sob suspeita, 15 são puros de origem.
No dia 2 de maio, a ABCZ divulgou uma nota informando que iria estabelecer um plano de trabalho para esclarecer as dúvidas referentes aos 15 touros puros de origem registrados pela associação. O plano foi submetido à avaliação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a decisão deve sair ainda essa semana. Esse foi o posicionamento oficial da ABCZ mesmo depois da divulgação do nome do touro Backup.
As primeiras especulações sobre o nome do verdadeiro pai de Backup já começaram a aparecer. A mais forte é de que ele seja filho de Gabinete do IZ.


Fonte: Canal Rural

Voltar