11/4/2006
Programa Agricultor Nota 10 já atendeu mais de 4 mil agricultores


Dos 2.022 agricultores atendidos durante a Coopavel 2005, em Cascavel (PR) e a Agromix 2005, em Porto Alegre (RS), 30% apresentaram índices de colinesterase acima do normal; 40% dos exames acusaram anemia; 10% acusaram hiperglicemia; 15% apresentaram problemas ortopédicos; e, 13 agricultores apresentaram osteoporose avançada e estão sendo tratados gratuitamente.

Dos 1.120 atendimentos realizados durante o Show Rural Coopavel 2006, em fevereiro deste ano, foram feitos 512 exames laboratoriais de Colinesterase; 229 hemogramas, e 123 tipagens sanguíneas. Também foram realizados 164 exames oftalmológicos e 92 fisioterapias.

Na feira Expodireto Cotrijal de 2006, realizado em março passado em Não Me Toque (RS), foram feitos 1.007 atendimentos, sendo 387 exames laboratoriais de Colinesterase; 230 hemogramas; e 104 tipagens sanguíneas. Também foram realizados 205 exames oftalmológicos; e, 81 fisioterapias.

Exames gratuitos

Com o objetivo de conhecer os principais problemas relacionados à saúde do produtor rural, seus hábitos e necessidades, este projeto oferece gratuitamente, exames clínico-laboratoriais (hemograma, tipagem sangüínea e colinesterase), além de Oftalmologia e Fisioterapia, destinado ao pequeno e médio produtor rural. Após o diagnóstico, se necessário, o agricultor é encaminhado para ser atendido e acompanhado pelos médicos da região em que reside. Depois de processados, os resultados dos exames clínico-laboratoriais são enviados às cooperativas e/ou Emater para serem entregues aos agricultores.

Outro objetivo deste programa Agricultor Nota 10 é criar um banco de dados com os resultados obtidos a fim de informar as entidades de classe, cooperativas e órgãos do governo, para que possam prover e acompanhar a sanidade desta categoria.

Foi verificado que entre as necessidades dos agricultores estão a orientação quanto ao manuseio de defensivos agrícolas; uso dos EPIs; exames periódicos de acuidade visual, pressão ocular, monitoramento de sua exposição e intoxicação ocasionada pelo uso dos defensivos. Portanto, a escolha destes exames direcionados.

Os agricultores também enfrentam dificuldades para terem atendimento médico. Muitas vezes, o alto custo de consultas e exames particulares, a dificuldade de locomoção devido às grandes distâncias, longas jornadas de trabalho na época do plantio e colheita impedem que o agricultor tenha acesso ao cuidado médico preventivo.

Cuidados com a saúde

Além dos exames, o agricultor recebe orientações sobre cuidados básicos com a saúde e enquanto são atendidos, seus filhos recebem livros educativos, para colorir.

O projeto piloto do Agricultor Nota 10 teve início no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), em 2005. Estiveram presentes ao lançamento, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues e autoridades locais e regionais. A partir daí, foi apresentado no Enesco (Encontro Internacional de Educação Sanitária e Comunicação Social), evento paralelo da Agromix (Feira Internacional de Tecnologia Agropecuária), em Porto Alegre (RS). Nesta feira, o projeto recebeu o prêmio Programa Modelo da Agricultura Brasileira 2005, pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

No Show Rural Coopavel 2006, em fevereiro, foi inaugurada uma carreta itinerante, com três salas, para a realização dos atendimentos. Esta unidade móvel vai visitar as feiras agrícolas e dias de campo, com a meta de atender no mínimo, mil agricultores por mês, em todo território nacional, com a previsão de 12 mil atendimentos ao ano. (fonte: Casa da Notícia Comunicação)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar