13/6/2013
Novos mercados puxam exportações de carne

As exportações de carne bovina cresceram 19,5% de janeiro a abril de 2013, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os principais compradores foram Hong Kong, com 111 mil toneladas, e o Irã, que triplicou o total de toneladas compradas.
Para o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio, o crescimento em Hong Kong é reflexo da crescente demanda asiática por proteína animal. Em relação ao Irã, os números atestam a recuperação de mercado. “Nos demais países, o desempenho é satisfatório, e o crescimento em volume indica uma recuperação da competitividade das exportações brasileiras, em grande parte, devido a um câmbio mais favorável”, avalia.
De acordo com Sampaio, os índices mostram que o Brasil é e será cada vez mais um grande fornecedor de carne bovina para o mercado internacional. “Hoje, exportamos carne bovina a mais de 130 mercados, e a nossa qualidade é reconhecida mundialmente”, enfatiza.
Como desafios, ele elege a evolução do status sanitário do país, com a erradicação da febre aftosa, e mais acordos comerciais, que ajudariam a impulsionar as exportações. “O Brasil e o Mercosul ainda têm poucos acordos celebrados com outros mercados e blocos econômicos”, explica.


Fonte: Correio do Estado

Voltar