11/4/2006
Cinco culturas são incluídas no zoneamento agrícola para Sergipe


No próximo dia 17, às 9h, a pesquisadora Ana Alexandrina Gama da Silva da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju –SE), responsável pela coordenação do Zoagro, ministrará palestra sobre o zoneamento e estará à disposição para tirar dúvidas sobre o assunto. Produtores, representantes de órgãos de assistência técnica, de associações, de secretarias de agricultura e de instituições bancárias estão convidados para o evento que será no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, avenida Beira-Mar, 3250, Beira Mar, Aracaju.

A inclusão dessas novas culturas e a ampliação do número de municípios se devem a demanda apresentada ao Ministério do Desenvolvimento agrário (MDA) pelos agricultores familiares e suas principais organizações representativas, com o apoio e fundamentação da Embrapa Tabuleiros Costeiros – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao MAPA.

O Zoneamento Agrícola determina quais regiões apresentam melhores condições climáticas para o desenvolvimento das culturas, os períodos mais favoráveis para o plantio com menor risco e as cultivares habilitadas. O Zoagro é coordenado pelo Mapa e executado por pesquisadores de diversas instituições, entre elas a Embrapa.

Segundo Ana Gama, a inclusão dessas novas culturas significa um avanço para o agronegócio no Estado. Atualmente, o enquadramento no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) está restrito aos empreendimentos conduzidos nas áreas de abrangência do Zoneamento. (fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Comunicação)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar