11/4/2006
Criadores de gado de corte formalizam entidade representativa


A criação da entidade nasce da necessidade dos criadores de bovinos de corte em ter uma entidade forte que os represente no setor pecuário, na área de sanidade animal e lute pelos seus direitos junto ao mercado nacional e internacional. Na comissão organizadora está criadores como André Carioba, Bruno Alexandre Von Der Leyen, José Antonio Fontes e Alexandre Turquino, entre outros, que têm sentido na pele os reflexos da falta de uma entidade estruturada para o setor. “Somos os únicos que não têm uma entidade organizada e estamos desprotegidos nas nossas reivindicações”, comentou José Fontes, salientando que tem recebido apoio da Sociedade Rural do Paraná. “Só que ela não pode ficar unicamente com as nossas reivindicações. Há necessidade de nos fortalecer”, destacou.

O objetivo da APBC é reunir produtores de gado de corte na necessidade de união de esforços, organização, proteção e desenvolvimento do segmento. “Ela terá caráter político na defesa do bovino de corte, na produção, comercialização, sanidade animal e, principalmente, no desenvolvimento tecnológico da área”, ressaltou Fontes, informando que a comissão técnica é formada por grupo de zootecnistas, veterinários e engenheiros agrônomos.

“O nosso principal ponto é a comercialização. Nós sabemos produzir, mas não temos uma defesa no preço justo, recebendo a quantidade exata do que produzimos. Queremos criar junto ao Estado, condições de acesso aos órgãos do governo que normatizam a questão de comercialização, sanidade e tributária”, afirmou.

“Estamos vendendo muito barato, mas a carne chega muito cara ao consumidor final. A nossa união irá ajudar a regulamentar esta situação, fazendo que ela chegue com preço justo à mesa da população”, comentou Alexandre Turquino, enfatizando que a entidade quer aproximar os interesses dos produtores com o consumidor final.

Atualmente, o consumo per capita de carne no Brasil está em 36 quilos, porém já chegou a 47 quilos. Na Argentina a realidade é de 62 quilos per capita e nos Estados Unidos, 69 quilos per capita. “Vamos incrementar este crescimento gradativamente”, salientou André Carioba.

A Associação dos Produtores de Bovinos de Corte (APBC) terá sede no Parque de Exposições Ney Braga, em área a ser definida pela Sociedade Rural do Paraná. No dia 6 de maio será realizado um encontro, em local ainda a ser definido, para adesão de associados da nova entidade. E no dia 10 de junho acontece a primeira reunião ordinária com eleição da diretoria da associação. (fonte: Assessoria de Imprensa - SRP)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar