10/4/2006
Brasil vende 26 milhões de doses de vacinas contra raiva

No primeiro trimestre de 2006, a indústria veterinária brasileira comercializou cerca de 26 milhões de doses de vacinas contra raiva dos herbívoros, volume que representa 30% da demanda total programada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o ano, que é de 86 milhões de doses. A informação é da Central de Selagem de Vacinas/CSV (Vinhedo, SP), órgão criado em parceria entre o MAPA e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). O estado que mais adquiriu doses da vacina foi Minas Gerais, com 7,8 milhões/doses, seguido por Goiás (3,7 milhões/doses), Mato Grosso do Sul (3,2 milhões/doses), Bahia (2,3 milhões/doses) e Mato Grosso (1,4 milhão/doses).


Segundo Emílio Salani, presidente do Sindan, a raiva dos herbívoros é uma zoonose de difícil controle, que se converteu em grande desafio para a produção animal brasileira, uma vez que as condições ambientais do país favorecem o aumento da população do principal vetor da doença, os morcegos hematófagos.


A comercialização de vacinas contra a raiva dos herbívoros cresce ano a ano no Brasil. Em 2005, foram vendidas 113,5 milhões de doses no País, 5% a mais do que o ano anterior (108 milhões de doses). Em 2003, a indústria vendeu 77,7 milhões de doses. As informações são do Sindan.



Fonte: BeefPoint

Voltar