7/4/2006
Ouro Fino lança Maxicam Gel

A Ouro Fino Saúde Animal coloca no mercado o Maxicam Gel, um antiinflamatório que, segundo o diretor de marketing de produtos da empresa, Luiz Fernando Sampaio, deve revolucionar o mercado de eqüinos de alta performance. O diferencial é que o produto não causa efeitos colaterais que normalmente os antiinflamatórios provocam nos animais.

“É comum os eqüinos sob tratamento adquirirem lesões gástricas por conta do uso do antiinflamatório. O nosso trabalho foi feito no sentido de evitar esses tipos de problemas”, explica Sampaio.

O Maxicam Gel tem como princípios ativos o Meloxicam e Vitamina E. Segundo Sampaio, o Meloxicam tem um forte poder analgésico e antiinflamatório e pode ser utilizado por longos períodos (até 14 dias) sem causar lesões gástricas. A Vitamina E estimula os mecanismos imunológicos do organismo, aumentando a resistência biológica contra as infecções virais.

Com o produto, o diretor espera que a empresa tenha um crescimento de 50% na linha de eqüinos, em 2006. “É muito comum existir algum tipo de lesão nos cavalos de competição. Com os diferenciais do Maxicam Gel, certamente teremos bons resultados nesse mercado”, completa Sampaio.

O produto foi desenvolvido pela equipe de Pesquisa & Desenvolvimento da Ouro Fino. “Acreditamos no resultado que os investimentos em P&D podem trazer. Este produto é um exemplo que certamente será um sucesso”, coloca Sampaio.

O Maxicam Gel já está nos pontos-de-vendas da Ouro Fino e contém apresentação em uma seringa de 30g. A seringa é capaz de tratar um animal adulto por cinco dias e um animal jovem por dez dias.

Análise – Para garantir a eficiência do Maxicam Gel, a Ouro Fino convidou a equipe do Centro de Medicina Esportiva Eqüina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu, para testar o produto. O estudo foi realizado sob a coordenação do professor Armen Thomassian e originou uma tese de doutorado. “Aceitamos o desafio porque a empresa nos deu total liberdade para informar o resultado do trabalho, fosse ele positivo ou negativo”, explica Thomassian.

A análise teve início no final de 2005 com aproximadamente 30 animais portadores de enfermidades músculo-esqueléticas e patologias do aparelho locomotor. De acordo com Thomassian, com o estudo foi possível identificar que o Maxicam Gel não induz lesões gástricas em animais tratados durante 14 dias, e que também não agrava as lesões gástricas pré-existentes durante o tratamento. Ainda segundo o estudo, o tratamento com o produto proporcionou maior conforto clínico e melhora das lesões gástricas previamente presentes em animais que apresentavam afecções indicadoras de tratamento de outro antiinflamatório.

“Os antiinflamatórios mais encontrados no mercado normalmente provocam gastrites, úlceras, lesões renais, entre outros problemas nos eqüinos. Nossos estudos com o Maxicam mostraram que esses problemas não são causados pelo uso desse medicamento”, avalia.

No campo – O produto também foi avaliado por mais de 150 veterinários do país. “Além da eficiência do tratamento, um dos diferenciais do produto é a facilidade na aplicação”, conta o veterinário do Jockey Clube de Campinas e do time de Pólo de Helvetia, Renato Nogueira de Almeida. “A aplicação do produto é muito fácil, em gel, e isso facilita quando temos que transmitir o tratamento aos criadores”, completa.

O Maxicam Gel já vem sendo comercializado pelos revendedores. O proprietário da Nutrivet, Fábio Luis Parizi, com sede em Jaguariúna, coloca que o produto vem apresentando boa aceitação entre os clientes.

“Começamos o trabalho de indicação do produto e já temos uma resposta positiva dos médicos veterinários e criadores”, explica. “Acredito que teremos um trabalho muito bom com esse produto e com toda linha da empresa para eqüinos de alta performance”, aponta. “Cerca de 80% dos nossos clientes compram esse tipo de produtos e estamos em uma região em que a prática de competições com eqüinos é muito intensa”, completa Parizi.

Divulgação – Para apresentar o Maxicam Gel aos veterinários e criadores, a Ouro Fino está organizando uma série de eventos técnicos. O primeiro encontro foi realizado em Itu, seguido de Goiânia e Porto Alegre. O encontro é conduzido pelo professor Armen Thomassian, que além de apresentar a pesquisa desenvolvida pelo Centro de Medicina Esportiva, faz uma reciclagem profissional abordando o problema da Laminite eqüina.

Sobre a Ouro Fino Saúde Animal - Fundada em 1987, é uma empresa com sede em Ribeirão Preto (SP), que industrializa e comercializa mais de 170 produtos para saúde animal. Vem se destacando no mercado, pelas políticas e filosofia de trabalho e, com isso, ganhando reconhecimento. Em 2005, a empresa foi destaque no Guia Exame-Você S/A, como uma das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, e também conquistou o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica. E, em 2004, o presidente da empresa, Norival Bonamichi, conquistou o prêmio “Master de Empreendedor do Ano”, organizado pela empresa de consultoria Ernst&Young.

Com o crescimento, em 2004 a Ouro Fino criou unidades de negócios, dando origem ao Grupo Ouro Fino, constituído por: Ouro Fino Saúde Animal (grandes animais), Ouro Fino Bem-Estar Animal (saúde pet), Ouro Fino Animal Health (exportação), Ouro Fino AgroSciences (sementes de forrageiras), Ouro Fino Cuidados Domésticos (controle de pragas domésticas). No segmento veterinário, a empresa tem mais de 8 mil clientes em todo o Brasil e conta com representantes em todas as regiões do país, além de exportar para mais de 30 países. A Ouro Fino tem 450 colaboradores internos e 180 colaboradores externos. O site da Ouro Fino é: www.ourofino.com .


Fonte: Olhar Direto

Voltar