14/5/2013
-A +A EUA: McDonald’s retira hambúrgueres Angus do menu

O McDonald’s dos Estados Unidos está retirando seu hambúrguer Angus do menu. A rede de fast food, com sede em Oak Brook, Illinois, disse no começo desse ano que estava avaliando se continuaria vendendo o Angus Third Pounders, que foi introduzido em 2009. A companhia também disse na ocasião que estava cortando o Chicken Selects e o Fruit & Walnut Salad.

As mudanças vieram à medida que o McDonald’s busca manter as mudanças nos sabores, ao mesmo tempo que reforça a acessibilidade de seus alimentos. Os hambúrgueres Angus estavam entre os itens mais caros da rede.

Em um momento em que a indústria de restaurantes mal está crescendo, o McDonald’s lançou seu Dollar Menu (produtos custando um dólar) visando aumentar as vendas e atrair consumidores de seus competidores. Ainda que isso prejudique as margens de lucros, os executivos dizem que a estratégia é crítica para ganhar participação de mercado e garantir a saúde da companhia em longo prazo.

Porém, o consultor das franquias do McDonald’s, Richard Adams, notou que o Dollar Menu também tornou o hambúrguer Angus uma opção menos atrativa, custando cerca de US$ 4 a US$ 5. Segundo ele, quando se compra quatro ou cinco hambúrgueres do Dollar Menu, deixa-se de comprar hambúrguer Angus. O Dollar Menu se tornou um problema real para essas redes.

Sem elaborar, a McDonald’s Corp. disse que os hambúrgueres Angus pode ainda ter um papel futuro em nosso menu. A companhia disse que estava removendo os hambúrgueres e os snack wraps Angus para deixar espaço para novas e excitantes opções para nossos clientes.

O McDonald’s não disse imediatamente se os hambúrgueres e snack wraps continuariam disponíveis em alguns restaurantes, mas nas lojas do McDonald’s no subúrbio de Detroit, o produto não está mais sendo vendido. Os produtos, no entanto, ainda estavam no cardápio do site do McDonald’s na quinta-feira passada (9/maio).

Em uma tentativa de atrair mais clientes em seus 20s e 30s anos, que estão buscando opções mais frescas, o McDonald’s recentemente adicionou McWraps de frango em seu menu principal. De acordo com um memorando interno da companhia, a rede chamou os wraps de “destruidor de Subway”, que manteria os clientes sem ir na cadeia de sanduíches.

Adicionalmente, a cadeia agora oferece uma versão de seu Egg McMuffins, feito com ovos brancos e muffins integrais. Os clientes podem substituir ovos brancos em qualquer sanduíche de café da manhã.

O McDonald’s não é o único que está tentando renovar seu menu. Burger King, Taco Bell e Wendy’s também estão lançando novos itens visando melhorar a imagem de seu alimento. Porém, tradicionalmente, as redes de fast food estão tentando se desenvolver em um clima econômico complicado, quando estão também tentando recuperar os clientes preocupados com o preço.

Os preços do boi gordo nos EUA estão em níveis recordes, o que dificultou a empresa de manter no seu menu os produtos mais premium. Outro ponto interessante é que a empresa está focando, nesse momento, em produtos premium com carne de frango, que tem custo mais baixo. O McDonald’s introduziu o hamburguer Angus em 2009, nos EUA e Austrália. No Brasil, essa é uma novidade recente, com vendas iniciando em novembro de 2011.

Comentário BeefPoint: interessante acompanhar esse movimento, de como empresas focadas em baixo custo, incluem e mantém produtos premium em seus cardápios. As vendas sem crescimento junto com alto preço da carne, forçou o McDonalds nos EUA a parar de vender hamburguer premium Angus. Quanto mais promoções vocês faz, mais caro (proporcionalmente) seu produto premium fica.

Fonte: A reportagem é do The Associated Press e da Beef Central, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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