29/4/2013
-A +A Carlos Viacava: de nada adianta ficar falando para criadores, quem precisa conhecer a carne brasileira, o boi de capim, suas vantagens e qualidades é o público consumidor

A ABCZ – em parceria com o BeefPoint e a Scot Consultoria – promoverá, no dia 8 de maio, a 2ª edição do Fórum Zebu de Ponta a Ponta, com o objetivo de apresentar a importância do zebu na cadeia produtiva da carne e do leite.

Para conhecer melhor os palestrantes do evento, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles. Confira abaixo a entrevista com Carlos Viacava.
Carlos Viacava é economista e criador de nelore mocho. Casado com Gina Viacava há 46 anos. Tem 5 filhos e 6 netos, 72 anos. Ex-professor da FEA USP, diretor do IBC, Secretário Geral do Ministério da Fazenda, diretor da Cacex, Presidente da ACNB. Atualmente vice-presidente da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) e também citricultor.

BeefPoint: Quais são os 3 pontos principais da sua palestra nesse evento?

Carlos Viacava: Como nasceu a idéia do projeto Nelore Natural, como ele cresceu e porque regrediu.

BeefPoint: O que você considera de mais importante para levar adiante esse conceito “Zebu de Ponta a Ponta”, onde a ABCZ trabalha para mostrar as vantagens e diferenciais do zebu como produtor de carne bovina?

Carlos Viacava: Divulgar. Falar com o público consumidor e formador de opinião.

BeefPoint: Qual sugestão você daria para a ABCZ tornar esse trabalho ainda mais relevante e impactante?

Carlos Viacava: De nada adianta ficar falando para criadores. Quem precisa conhecer a carne brasileira, o boi de capim, suas vantagens e qualidades é o público consumidor.

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte que usam genética zebuína?

Carlos Viacava: Vamos continuar trabalhando para melhorar a qualidade da carne nelore, através da busca da precocidade, que permite um giro mais rápido para o criador e uma carne mais macia e saborosa para o consumidor. Nunca esquecendo da habilidade maternal e da fertilidade, esta sempre em primeiro lugar.

BeefPoint: Qual seu recado para frigoríficos em relação ao uso de zebu como produtor de carne bovina?

Carlos Viacava: Incentivar o boi brasileiro. Podemos ter um nelore com a melhor carne do mundo, nos padrões exigidos pelos mais sofisticados mercados. É preciso acreditar e investir nisso. É enxergar com miopia o que se faz hoje, incentivando o cruzamento industrial para um resultado de curto prazo. A longo prazo essa política imediadista vai prejudicar o rebanho nacional, transformando nosso País da terra do tucura mundial: misto de tatu com cobra. O Nelore precisa melhorar para enfrentar a concorrência mundial, mas para isso é preciso que nossos frigoríficos olhem um pouco mais adiante.

Fonte: www.beefpoint.com.br

Voltar