7/4/2006
Expo Londrina: MP do Bem pode alavancar negócios da exposição


Mais do que recursos novos, um fator interessante destacado por Neme é que as instituições financeiras não deverão vincular novos financiamentos a dívidas anteriores dos produtores rurais. “Podemos dizer que para um setor em crise, são medidas que vêm em boa hora”, destacou o presidente da SRP.

O secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio, informou que o pacote agrícola anunciado pelo governo federal nesta quinta representa um conjunto de medidas urgentes, para sanar problemas emergenciais, que são as dívidas dos produtores rurais. O secretário, que participou hoje pela manhã do Fórum Nacional de Secretários de Agricultura, que fez parte da programação da feira, detalhou que o pacote completo, a chamada “MP do Bem” deve ser anunciada mais para a frente. Os detalhes ainda estão sendo definidos por técnicos do Ministério da Agricultura e da Fazenda. De acordo com Sampaio, os benefícios anunciados melhoram a margem de lucro do agricultor, reduzindo custos operacionais. Ele admitiu no entanto que não solucionam os problemas estruturais, motivados pela diferença cambial e adversidades climáticas.

“O agricultor planta com dólar alto e colhe com a moeda cotada baixa”, comparou o secretário. Segundo ele, os olhos do setor produtivo devem estar em oportunidades internacionais, como a demanda da Ásia, que vem experimentando crescimento intenso e é um grande importador de alimentos.

Fabricantes de máquinas agrícolas acreditam que o impacto do anúncio do governo melhoram o ânimo dos produtores. Eduardo de Oliveira, da divisão de silos agrícolas da Perfilar (empresa que tem sede em Curitiba), afirma que os agricultores vem de um período de queda de produção e seguidos preços baixos. Ele afirma que a proposta da empresa na feira é mostrar tecnologia e dar o recado que é preciso investir no seu negócio. “Daqui para frente quem não pensar a atividade agrícola como empresa terá prejuízo certo”, afirma ele. (fonte: Assessoria de Imprensa - SRP)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar