7/4/2006
Venda de vacinas contra raiva hebívora atinge 26 milhões de doses

A Central de Selagem de Vacinas representa papel relevante para o governo federal no combate à doença por meio do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), uma vez que concentra o cadastramento da distribuição das vacinas por estado e municípios, permitindo amplo acompanhamento do controle das campanhas oficiais implementadas pelo MAPA”, afirma Emílio Salani, presidente do Sindan.

Segundo Salani, a raiva dos herbívoros é uma zoonose de difícil controle, que se converteu em grande desafio para a produção animal brasileira, uma vez que as condições ambientais do País favorecem o aumento da população do principal vetor da doença, os morcegos hematófagos. Porém, desde o início de 2003, as vacinas anti-rábicas produzidas no Brasil passam pela Central de Selagem e contam com controle de qualidade feito no Laboratório de Referência Animal (LARA), de Campinas (SP), que realiza os testes de eficácia, inocuidade e esterilidade nas amostras coletadas na CSV. Somente após a aprovação do MAPA, as vacinas recebem o selo holográfico que garante a qualidade.

Além disso, a comercialização de vacinas contra a raiva dos herbívoros cresce ano a ano no Brasil. Em 2005, foram vendidas 113,5 milhões de doses no País, 5% a mais do que o ano anterior (108 milhões de doses). Em 2003, a indústria vendeu 77,7 milhões de doses. (fonte: Texto Assessoria de Comunicações)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar