6/4/2006
Circuito Boi Verde completou 3 etapas em março


Essa série inicial de etapas aconteceu no Mato Grosso do Sul, em Nova Andradina (20 a 22/3), Anastácio (23 a 25/3) e Campo Grande (27 a 29/3) e contaram com o apoio da Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN). Todas as etapas foram realizadas em plantas do frigorífico Independência Alimentos.

“Os lotes julgados apresentavam um ótimo índice de padronização e, por conseqüência, um bom rendimento industrial. Essa também foi uma oportunidade para reafirmarmos a qualidade do rebanho do estado do MS, que apesar das reestrições sanitárias possuem uma matéria prima de alta qualidade e em larga escala”, destaca Eládio Curado de Vellasco Filho, gerente técnico da ACNB.

Campeonato - A partir deste ano, os pecuaristas estão disputando apenas um campeonato: o de “Melhor Lote de Carcaças”. Serão avaliados os quesitos idade, peso e acabamento, individualmente, buscando cada vez mais lotes padronizados. A principal novidade no regulamento é a fórmula de cálculo da pontuação. Agora, a nota ponderada para as características cronologia, cobertura de gordura e peso de carcaça é multiplicada por um indice que leva em conta o número de cabeças inscritas pelo produtor. Aplicado essa equação obtem-se os vencedores da etapa. Para o campeonato nacional, A nota que o lote obtém na etapa, será multiplicada por um índice que leva em conta o número total de animais participantes em cada abate.

O Circuito Boi Verde é a única competição do gênero no País que visa orientar os pecuaristas quanto aos parâmetros de maior liquidez comercial vigente no Brasil. Durante a disputa, o pecuarista entra em contato direto com as práticas de produção e industrialização de carne de qualidade. O CBV permite também o mapeamento do desempenho frigorífico dos animais da raça Nelore no Brasil e países vizinhos, além de proporcionar a troca de experiências e a valorização dos pecuaristas que se destacam no programa.

É competitivo o lote que apresentar o maior número de animais mais jovens, tenham cobertura de gordura variando entre 3 a 8 milímetros de espessura, bem distribuída na carcaça, e peso entre 17 a 19 arrobas ou 255 a 285 quilos de carcaça quente, baixo desvio padrão e sem contusões graves. A condição para participar é que o animal seja macho castrado da raça nelore. (fonte: ContatoCom Comunicação Integrada)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar