9/10/2012
Marfrig vai ampliar produção

A Marfrig, segunda maior empresa de carne bovina do Brasil, está elevando o uso de sua
capacidade instalada como forma de atender à crescente demanda interna,
especialmente no segmento "food service", disse o vice-presidente de relações com
investidores.
"O uso da nossa capacidade produtiva vem aumentando gradativamente desde abril. A
ocupação hoje dentro das nossas plantas tem oscilado entre 10-12 mil animais/dia
(bovinos)", disse João Sampaio, em entrevista à Reuters.
A empresa informou que o uso da capacidade produtiva passou de 75 por
cento no início deste ano para 80 por cento no momento. Incremento ocorreu ao mesmo tempo em que a empresa elevou a capacidade de abate, com a reativação de três unidades -- Porto Murtinho (MS), Pirenópolis (GO) e Tucumã (PA).
Atualmente, a capacidade de abate de bovinos da companhia é de 4,18 milhões de cabeças
por ano. E somando as unidades localizadas na Argentina, Chile e Uruguai totaliza 5,4 milhões
de cabeças ao ano.
O executivo ressalta que este crescimento no uso industrial é puxado especialmente pela firme
demanda doméstica, uma vez que o mercado externo segue equilibrado.
"O mercado interno, está tendo uma demanda (maior)... Fato que temos visto é o crescimento
no 'food service'. A Marfrig tem uma presença forte, é a líder no segmento", explicou Sampaio.
Food service é o mercado de alimentação fora das residências, como restaurantes, por exemplo.
O resultado mais recente da companhia mostra que o segmento de processados da
companhia aumentou sua participação na receita do grupo para 46,8 por cento no segundo
trimestre deste ano, ante 36,8 por cento em igual período do ano passado.
Segundo ele, este resultado tem levado a empresa a reforçar as operações deste segmento.
"Decidimos ampliar o trabalho nisso, com incremento grande nesta linha e os resultados têm
aparecido", acrescentou.
Sampaio lembra ainda que o setor tradicionalmente é favorecido no quarto trimestre, com a
entrada do 13o salário e o consumo maior de carnes durante o período de comemorações de
fim de ano.
Mas considera que o cenário é particularmente positivo para a empresa, por conta da marca
Fiesta, que a Marfrig adquiriu da Brasil Foods.
"Começamos a operar com a marca Fiesta, da Brasil Foods, e a linha de produtos
comemorativos cresceu bastante neste final de ano", disse.
A permuta de ativos entre a Marfrig e Brasil Foods foi anunciada no final do ano passado. O
órgão antitruste (Cade) aprovou a operação em m aio deste ano e o processo de permuta
ocorreu entre junho e agosto.
A marca Fiesta inclui a oferta de aves especiais, como chester e peru, e de suínos, como pernil
e tender, muito consumidos no período.
Ele observou ainda o calendário deste ano favorece um aumento do consumo.
"O Natal neste ano cai numa terça-feira, então a festa começa na sexta... Isso é algo raro de
acontecer e que vem complementar das expectativas", explicou o executivo.


Fonte: www.pecuaria.com.br

Voltar