6/4/2006
Exposição do Cavalo Árabe recebeu criadores nacionais e internacionais


O julgamento ficou a cargo dos juízes Elena Romero Oneto (Argentina), Maria Helena R. Perroy (Brasil) e Terry Holmes (EUA). Dentre as presenças internacionais, destacaram-se Bill e Casandra Kipp, Keith Krichk e Travis Rice, dos Estados Unidos, Olívia Strauch, Peppe Villar e Hebert Viana, do Uruguai.

Nas finais das provas, realizadas no domingo, sagrou-se campeão da categoria Cavalo Nuzyr HCF, filho de AF Don Giovani e NV Ali Bey, do Haras Capim Fino. O título de melhor Égua ficou para Van El Rose, filha de Ryad El Jamaal e Plaza, do Haras Vanguarda. Quem venceu o campeonato Potro foi JJ Galeano, filho de Magnum Psyche e Ajilana HCF, do Haras Mayed. Na categoria Potranca quem venceu foi Van Toriba, filha de Style SRA e Bela Van Ryad, do Haras vanguarda. Piettra Di Style JM, filha de Style SRA e Divine NVC, do Haras JM, garantiu primeira colocação na categoria Jr. Fêmea. Quem ficou com o título de melhor Jr. Macho foi Imperium VCM, filho de Shael Dream Desert e Von Herte Paraska, do Haras Vale do Luar.

Melhores do Ano

Na sexta-feira, 24, foi realizada a entrega do prêmio aos "Melhores do Ano de 2005", com a presença de criadores, familiares, convidados e algumas autoridades, como José Ricardo Cardoso Barreto, presidente da câmara de vereadores de Avaré.

Durante a festa, foram agraciados criadores brasileiros que se destacaram com seus animais nas exposições arabistas do ano passado. Pelo segundo ano consecutivo os prêmios de melhor criador e expositor de halter do Brasil ficaram para José Alves Filho, do Haras JM de Monte Mor (SP). Já os títulos de melhor júnior macho, melhor potro e melhor cavalo da Copa do Brasil / Haras de Ouro 2005, quem levou foi Luciano Cury, do Haras Boa Vista (MG).

Também foram homenageados, com um troféu, os veículos de comunicação e os profissionais da imprensa que contribuíram com destaque para a divulgação da raça de cavalos árabes no País.

Leilão Jackpot

Como parte da programação, aconteceu no sábado, 25, o Leilão de Coberturas "Jackpot 2006", cujo valor arrecadado é revertido em prêmios em dinheiro aos criadores que tiverem mais animais premiados ao longo do ano. Com a oferta de 48 lotes de coberturas, o leilão fechou em R$ 270 mil. O recorde foi de R$ 16.500,00 dado por Carlos Roberto de Menezes, do Haras Stigmatas, para a cobertura de Ryad el Jamaal, do Haras Vanguarda.

Os resultados completos da 21ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe podem ser obtidos no site www.abcca.com.br. (fonte: Qualittá Comunicação Empresarial )


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar