14/8/2012
Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul será palestrante no II Workshop Controle do carrapato-do-boi que acontece em São Paulo

Nesta quinta-feira (16) o Instituto de Zootecnia, com o apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), vai realizar, em Nova Odessa-SP, o II Workshop Controle do Carrapato-do-boi, que terá nessa edição o tema Resistência do Hospedeiro. O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Fernando Flores Cardoso será um dos cinco palestrantes deste evento e apresentará as pesquisas desenvolvidas sobre o tema na área de gado de corte.

Sabe-se, há muitos anos, que os bovinos de cupim ou boi zebu (ex: Nelore, Gir, Guzerá, Brahman, Indubrasil, Sindi, Tabapuã) são resistentes, enquanto as raças de origem européia (ex: Holandês, Pardo-Suíço, Angus, Charolês, etc) são suscetíveis ao carrapato da espécie Rhipicephalus Boophilus microplus que parasita os bovinos. Entretanto, detalhes sobre o por quê desta diferenciação genética só agora vêm sendo elucidados através das modernas técnicas de biotecnologia.

Para discutir o assunto, foram convidados palestrantes do país que estão fazendo pesquisa de ponta no assunto, e apresentarão novas descobertas sobre o processo de resistência do hospedeiro, a possibilidade de identificação de indivíduos resistentes dentro de uma população através de marcadores moleculares de resistência, e sobre os fatores que interferem na resistência do hospedeiro. Detalhes sobre a programação e inscrição encontram-se no site do evento: www.infobibos.com/carrapato.

Fonte: Cultivar

Voltar