10/8/2012
Rodeio exige uso de capacete nas montarias em São Paulo

Evento, que será realizado em setembro em Itu, obriga também a utilização de colete de proteção.

A edição deste ano do Rodeio Itu (SP), que será realizada nos dias 6, 7, 8, 14 e 15 de setembro, apresenta como inovação o uso obrigatório de capacete e colete de proteção durante as montarias. Conforme a organização do evento, esta será a primeira vez na história mundial dos rodeios com a exigência do equipamento. O ortopedista e especialista em medicina esportiva Luiz Fernando Teochi afirma que a medida não diminui o número de lesões, mas sua gravidade.

– A medicina esportiva busca soluções para atenuar os traumas causados pelas lesões provocadas pelo impacto das montarias. E uma das alternativas encontradas é o uso de equipamentos de segurança como coletes e capacetes, como já ocorre no futebol americano, por exemplo – explica.

Ele acrescenta que, com touros pesando 700 quilos em média, a pancada de um coice ou uma cabeçada é comparável ao ser atingido por um objeto com peso de 20 vezes superior ao do animal.

– O rodeio hoje é um grande negócio e os peões já estão percebendo que é importante zelar por sua vida e evitar lesões ou acidentes. Neste mundo milionário que o rodeio se tornou, quem está parado tem prejuízo – pondera Teochi.

A nova geração de competidores como João Paulo Sales, campeão de Barretos e Silvano Alves, campeão mundial do PBR, já fazem uso do capacete como equipamento de proteção durante as montarias.

Fonte: Ruralbr

Voltar