26/7/2012
Prazo com inscrição com desconto para evento sobre controle do carrapato do boi termina em 30 de julho

O prazo para inscrição com desconto para participar do II Workshop Controle do Carrapato-do-boi termina em 30 de julho. O evento, que acontece no dia 16 de agosto, no Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa/SP, conta com o apoio da CATI, o órgão de extensão rural de SP, e abordará a “Resistência do hospedeiro”.

O Workshop contará com a presença de professores e pesquisadores especialistas no tema, e e o evento é voltado para a atualização de técnicos de campo, estudantes, professores, pesquisadores e produtores rurais interessados no tema. Para falar sobre descobertas recentes no mecanismo de resistência e imunidade de hospedeiros resistentes e susceptíveis foi convidada a Professora Dra. Isabel K. F. Miranda Santos, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que vem estudando esse assunto há muitos anos.

Antes dela, a pesquisadora do IZ, Cecília José Veríssimo, vai discorrer sobre fatores que afetam a resistência dos bovinos ao carrapato. Na parte da tarde haverá uma mesa redonda, coordenada pela pesquisadora do IZ-Sertãozinho, Maria Eugênia Z. Mercadante, “Seleção de bovinos resistentes ao carrapato através de marcadores genéticos: futuro ou realidade?”. Para compor esta mesa redonda, foram convidados os palestrantes: Marcos Vinícius Barbosa Silva, da Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora, MG; Fernando Flores Cardoso, da Embrapa Pecuária Sul, Bagé, RS; e Roberto Carvalheiro, consultor da empresa Gensys, Jaboticabal, SP. O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso é líder nacional do projeto de pesquisa "Seleção genômica para resistência ao carrapato bovino Rhipicephalus (Boophilus) microplus nas raças Hereford e Braford, e apresentará resultados de pesquisa realizada com mais de 3500 animais de 10 fazendas da Conexão Delta G - Sul, que visa aplicar a seleção genômica para selecionar bovinos mais resistentes ao carrapato.

Roberto Carvalheiro, consultor da empresa Gensys, falará do impacto do uso de touros resistentes no controle do carrapato. O objetivo final das pesquisas coordenadas por todos os palestrantes é diminuir o uso de carrapaticidas e as consequencias que este acarreta, tais como desenvolvimento de resistência do carrapato aos produtos químicos, resíduos de acaricidas na carne, leite e no ambiente, e perdas de desempenho com animais suscetíveis.

Mais informações sobre a programação, palestrantes e como efetuar a inscrição, no site www.infobibos.com/carrapato.

Fonte: Cultivar

Voltar