18/7/2012
Campanha contra aftosa deve vacinar 610 mil gados no Amazonas

A campanha de vacinação contra febre aftosa, iniciada nesta segunda-feira (16) em todo o Amazonas, deve atender 610 mil cabeças de gado em 41 municípios do estado. A segunda etapa de vacinação segue até o dia 30 de agosto
A ação de imunização atingirá 41 municípios envolvidos: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamim Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga. As cidades de Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, além de São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba também vão receber a campanha. Segundo o governo estadual, os municípios de Boca do Acre, Guajará, Canutama, Humaitá e Sul de Lábrea acompanham a vacinação do Estado de fronteira.

De acordo com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), a campanha segue com o intuito de manter o Estado com o status "livre de febre aftosa", além de reduzir a classificação sanitária do rebanho, de alto para médio risco. Segundo informações dos técnicos da Codesav, a segunda dose, que será aplicada nesta etapa, vai garantir a saúde do rebanho durante o ano. A ação tem parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Fonte: Boi Pesado

Voltar