4/4/2006
Usina de biodiesel será inaugurada este mês


A usina é composta de tanques de aço onde será produzido o biodiesel por transesterificação, que é a reação de álcool etílico com o óleo de dendê. O produto que se obtém é um biocombustível com características semelhantes a do diesel de petróleo. Óleos vegetais como o de dendê, soja e pinhão manso já foram testados pelo IME e apresentaram bons resultados.

A nova usina terá capacidade de processar até 3000 litros de combustível/dia. No início, o biodiesel vai atender obrigatoriamente um motor de 55 KVA, instalado na comunidade São Francisco de Mainá, situada em área rural de Manaus onde o Exército realiza seus treinamentos.Em princípio será alimentada por duas fontes de energia, a térmica da caldeira de vapor da usina de extração de óleo, e da eletricidade.

Produção – A usina foi projetada para produzir 1000 litros por oito horas. Se fosse uma indústria, com a finalidade de comercialização do óleo, poderia funcionar as 24 horas/dia e produziria, nos três turnos, até 3000 litros/dia. O motor vai consumir 30 a 40% da produção de 1000 litros de biodiesel produzido por dia. O excedente (60 a 70%) atenderá outros projetos como o gerador da vila de empregados da Embrapa - localizada no Campo Experimental . (fonte: Embrapa Amazônia - Comunicação)






Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar